Trajeto: Recife > Carnaubeira da Penha > Serra Umã > Recife

Viajantes: Edson Barrus, yann beauvais, Thelmo Cristovan, Daylza Oliveira

Objetivo geral: Registro de som (Thelmo Cristovan) e Imagem (yann beauvais) e administração contábil (Daylza) para a realização do filme "Derrubada Não!" financiado pelo Funcultura 2016.

Objetivo específico: repensar o Projeto Imburana depois da participação na Trienal Frestas.

17/08

~6h45_ Saímos do Recife, Boa Viagem

~7h42_ Abastecemos de etanol o carro em Vitória de Santo Antão

~   _ Desvio para sacar dinheiro no Banco do Brasil em Arco Verde

13h07_ Almoçamos em Serra Talhada

14h04_ Abastecemos com gasolina o carro na bifurcação da BR para Mirandiba

~14h20_Chegamos em Carnaubeira da Penha

Check-in na Pousada Samira

~15h30_ Fomos à Aldeia Logrador combinar a entrevista com o liderança Beto de Dezin, e depois, ao terreno para definir formas de ações no período. Como a entrevista, tratava de abelhas nativas, Beto nos mostrou ninhos de 2 tipos no fundo de sua casa: Cupira e Canudo.  No terreno, filmagem de panorâmicas de diferentes árvores, ao por do sol. Ventania_

19h_Jantamos na casa de Dona Birina

18/08

Manhã

Tomamos café da manha na Pousada Samyra e fomos à Adeia Cachoeira 1 procurar seu Severino que não se encontrava na cidade. Thelmo e yann se dirigiram ao terreno  para captura de som e imagens.

Daylza resolveu finanças de alimentação, hospedagem e de pessoal do filme "Derrubada Não!"

12h_Gravamos o audio de entrevista com Beto na Aldeia Logrador

Almoçamos na Casa de Dona Birina

Tarde

Captura de som e imagens no terreno por Thelmo e yann

20h_ Jantamos em Casa de Dona Birina

19/08

Manhã

Captura de som e imagens no terreno por Thelmo e yann

Encontrei Seu severino e agendamos entrevista para começo de noite

Almoçamos em Dona Birina

Tarde

Captura de imagens no terreno por yann e coletei lixo e cacos.

18h_ Gravamos o audio de entrevista com seu Severino Ananias na Aldeia Cachoeira 1.

20h_Jantamos na casa de Birina

20/08

Logo cedo subimos com os primos Seu Severino e Lula a Serra Umã para conhecer a Pedra do Gentio. Na serra, experimentamos do Ajucá preparado por Seu Severino.

Desvio em Bom Nome, para compra o doce caseiro de ótima qualidade de Dona Lúcia e em Sanharó, para compra de souvenirs.

~20h30_ Chegamos ao Recife, Boa Viagem.

Obs: Thelmo viu 1 Camaleão e Cobras-Verdes,  2 espécies até o momento desconhecidas no terreno, porém não foi possivel fazer o registro. Eu identifiquei estas abelhas nativas.

Há «  peças faltantes » na cultura brasileira contemporânea. Quando comecei a coletar os cacos, eu tinha em mente o quebra-quebra da diáspora indígena e também uma curiosidade pelo saber/fazer local. A cacaria é o resultado do quebra-quebra no momento da expulsão dos indígenas locais pelo colonizador branco, mas eu queria mesmo era entender através dessas marcas como se fazia a cerâmica: que formas, que tipos de argila, como se alisava o barro e se monta a peça?

Cada caco é uma virtualidade, é um possível de se encontrar com outro pedaço e porduzir novas virtualidades, o Projeto Cacaria vive desse porvir. Mas é uma estória de apagamento histórico, de costume, de saber-fazer, de empoderamento do indígena. Então coletar os cacos e tentar reconstrui-los é um jeito de resistir a esse apagamento, essa invisibilidade. Coloca-lo no museu indica uma falta.

Muitos sapatos, chinelos, garrafas inteiras e quebradas de vidro e pet, plásticos, alumínio, borracha e lixo industrial de toda espécie. Os sapatos e os cacos são sinais intrigantes. É imperativo revelar a poluição trazida dos grandes centros industrias para as localidades periféricas. Poluição de lixo e de doenças.

O projeto imburana resulta de minha re-aproximação com um sentimento de pertencimento, de retorno a uma coisa que te chega pela lembrança de expressões, cheiros, temperaturas, texturas.