Estaquia é uma das principais técnicas de propagação vegetativa e consiste em multiplicar plantas a partir de matrizes (plantas já existentes). A planta que será gerada nada mais é que um “clone” da planta original, adquirindo todas as características genéticas da planta matriz.
Plantar estacas é uma técnica ancestral de povos originários de produzir parentesco, por um ato de regeneração, e não por um ato de reprodução sexuada. A imburana-de-cambão é uma árvore de fácil multiplicação, pois suas estacas enraizam com facilidade, o que ajuda nos processos de reflorestamento em áreas de caatinga.
Para serem plantadas basta cortar galhos de diferentes diâmetros, fazer as covas, e colocar uma estaca por cova. As mudas feitas a partir das estacas terão um desenvolvimento bem mais rápido, e devido a sua altura, os animais não conseguem alcançar os galhos altos, o que garante a sobrevivência da nova árvore.
As árvores que tiverem seus galhos podados, não sofrem nenhum dano, portando não existe nenhuma agressão a natureza durante esse processo; pelo contrário, aumentam-se as chances de sobrevivência da imburana.
Plantamos 126 estacas em fila no terreno, muitas não pegaram ou morreram por cupins.
iremos replantar.